25 junho 2009

Sou viciado em notícias. Canais de notícias, pequenos noticiários, portais de notícias. Eis que, vendo um jornal local, o apresentador fala, no final, que no jornal seguinte, de âmbito nacional, seriam dadas mais informações sobre o estado de saúde do Michael Jackson. Não estava sabendo disso, e liguei direto na Band News, um dos meus canais preferidos por ser de notícias e por ter várias faixas de informação passando ao mesmo tempo, com as mais importantes circulando numa berrante faixa vermelha. Uma imagem de helicóptero mostrava o hospital no qual ele está internado, e dizia-se a cada minuto, com o cuidado de trocar as palavras a cada intervalo desses para não cansar o telespectador, que uns diziam que ele estava em coma, outros que ele estava morto. Fiquei hipnotizado por alguns minutos até começar a pensar sobre o porquê de estar vendo aquilo. Não tem utilidade saber que o Michael Jackson está morrendo. Eu nem gosto dele. Pus na Globo News, meu segundo canal preferido de notícias porque, apesar de não ter uma faixa com as notícias mais sensacionais em vermelho, eu sei a hora em que o jornal começa (a cada hora redonda). Dou de cara com a mesma imagem de helicóptero do hospital no qual ele estava. Fiquei meio apreensivo. Pus nesse canal para testar a popularidade da notícia, mas não esperava encontrar até a mesma imagem. Pus na CNN, que só não é meu canal preferido de notícias porque os âncoras não facilitam no inglês para estrangeiros. Surpresa: a mesma imagem de helicóptero do hospital no qual Michael Jackson está, com um âncora falando as mesmas informações dos canais anteriores, mas intercaladas com algumas expressões de surpresa, além de uma grande faixa amarela escrito "Breaking News", uma faixa preta falando que ele provavelmente está morto (mas que nada está confirmado pela CNN), e uma outra faixa dando detalhes como o remédio dado a ele pelos médicos. Dada a amplitude da notícia, pus na Fox News, canal norte-americano que não se propõe a ser internacional, mas sim a ser sensacionalista. A imagem estava dividida entre o âncora falando as mesmas informações dos canais anteriores e imagens de arquivo do Michael Jackson. Não acreditei na amplitude de uma notícia que eu não acredito ser tão, tão importante. Como último recurso, já tentando fugir dessa notícia sentindo uma espécie de medo, pus na BBC World News, canal local reservado a notícias européias. A mesma imagem de helicóptero de quase todos os canais anteriores revelou-se na tela, com uma faixa vermelha noticiando a morte de Michael Jackson. Lembrei da Record News e fui direto para ela, com o medo aumentando. A imagem de helicóptero.
Minha irmã chegou em casa falando ao abrir a porta "O Michael Jackson morreu! Não acredito! Põe no Multishow que tão passando todos os clipes dele!" Pus, e dei de cara com o final de Thriller, no qual o Michael Jackson está com olhos verdes brilhantes, como os de um monstro, com a tela se aproximando de sua cara enquanto uma risada diabólica envolve a cena.
Minha nascente posição crítica sobre a notícia transformou-se em medo. A última vez que vi algo do tipo acontecer foi nos atentados de 11 de setembro, que exerceram o impacto que exerceram. Tenho medo do que possa acontecer depois da morte de Michael Jackson.

(Devolvi na CNN. Uma mulher na porta do hospital diz para o repórter "Estou tão triste... ele criou o moonwalk, é devastador", e chora.)

4 comentários:

Licah... disse...

É Tutu...

estou tentando pensar q ele pegou aquele helicoptero e foi se encontrar com Elvis.

Ambos nao morreram...apenas se cansaram de nós...

Por mais q o cara vivesse isolado, nao poder esperar por mais um ato dele é fo**...

Menos um ícone...independente de qualquer coisa, no palco, um dia ele foi o Rei do Pop...

[eu AMO o jeito como vc escreve...]

Bjs!

Bruna ℓ. disse...

Mais medo do final do post do que da meeeesma imagem passando em todos os canais.
Você acha que alguma dessas grandes emissoras não estariam cobrindo essa notícia? E ainda vai longe.
No meu caso, quando vejo alguma notícia assim, de impacto, penso logo na Retrospectiva do ano. Estranho também, mesmo pq nos últimos dois anos não assisti, mas vai entender essa nossa cabeça doida.

Beijos!

jow disse...

o final foi master.

o resto me foi exatamente o que me disse in persona.

;)

Zuliani disse...

Sabe como eu recebi essa noticia?
Assistindo aula, quando me chega um sms "Michael Jackson morreu!"

Pensei na musiquinha do plantão globo... hehe... clássica para mortes de famosos!

Dps pensei pq raios meu irmão me mandou aquilo... fiquei com aquela sensação de "E...?", sabe?

Enfim, uns morrendo, outros matando, e o mundo continua girando...

P.S: eu tenho o hábito de ler isso aqui, sabia? bom... agora sabe!